"Academia do software livre!"

O uso de tecnologia.

A adoção de tecnologia no cotidiano do homem moderno implica em usa série de fatores.

Uns destes tem relevância quando se diz, consciência e liberdade.

A questão da liberdade, de forma ampla no uso da tecnologia implica em algum conhecimento de seus direitos e também a modelos legais internacionais.

A tecnologia se encontra dividida em dois grandes grupos nos quais se encaixam diversos outros.

A independência digital.

Através da formação de um mundo onde os avanços tecnológicos tomaram conta do cotidiano e de praticamente todas as atividades humanas,a necessidade de conhecimento sobre a tecnologia se torna cada vez mais necessária e indispensável.

O mercado de trabalho e a própria instituição social, adota várias posturas em relação ao ser humano que interage com a tecnologia.

Cabe a nós termos um nível de cultura sobre tudo isso para não nos tornarmos expectadores, ou ainda meros consumidores onde cada vez mais o conhecimento real nos distância da realidade.

Como a maior parte das pessoas que interage com a tecnologia não detêm o conhecimento mínimo necessário para tal interação, elas acabam por ser vítimas de seu próprio desconhecimento, dando assim margem ao surgimento de um grande número de ilusões sobre a tecnologia.

A independência digital.

Assim posso dizer, a necessidade e prática do uso da tecnologia de forma consciente, onde não se cria vínculos ou dependências desnecessárias.

Não pretendo afirmar que todos necessitam ser especialista em tecnologia, mas sim terem condições de avaliar a si mesmos e a tecnologia e mundo que o cerca.

Uma das primeiras coisas que posso afirmar é a necessidade e a simplicidade de realizar tarefas onde a pessoa, seja capaz de:

Escolher o que e como adquirir e utilizar de forma a evitar ser manipulada, por interesses comerciais.

Realizar a manutenção de suas informações e ter condições de manter o básico de sua segurança através do conhecimento.

Efetuar a manutenção básica do equipamento que utiliza.

Desempenhar um papel de administrador dos recursos que utiliza em um meio digital.

Ser capaz de tomar decisões e escolhas sobre serviços e produtos, bem como seus direitos e deveres.

Ajudar e direcionar seu uso da tecnologia e de seus dependentes de forma a evitar problemas de várias ordens.

Ser capaz de fazer uma avaliação sobre as informações que tem acesso através dos meios digitais.

Exercer seus direitos como cidadão pertencente a um mundo digital, onde várias culturas podem interagir umas com as outras, mantendo princípios, aprendendo e ensinado, realizando um inter-cãmbio cultural constante.

Tecnologia livre.

Os agentes da tecnologia.

Esse possui o conjunto de instruções de forma nativa como é escrito permitindo sua leitura, estudo e modificações de acordo com as necessidades.

Desta forma ele permite o aprendizado, estudo e avaliação de seu funcionamento.

Devido a esse dentre outros fatores se torna muito difícil embutir, algum código malicioso em tal ambiente.

Aquele que faz uso de forma consciente de tecnologia, possuindo algum conhecimento sobre a mesma e seus direitos, deveres e responsabilidades.

Muitas vezes possui alguma formação mesmo que fora da área tecnológica que permita a ele uma consciência crítica, e uma visão de mundo globalizado, sem fronteiras através dos meios digitais.

O software livre e a tecnologia livre de forma geral.

Contamos desde 1983 com um instituição internacional de defesa de nossa liberdade.

O quem é a liberdade digital.

Conheça seus direitos, que em muitos casos não são respeitados.

Fundação GNU

O software livre.

Contamos com a fundação do software livre para dar amparo legal a licenças e direitos autorais, bem como forma de defasa da liberdade.

Fundação do software livre

Tecnologia privativa.

Os agentes da tecnologia.

Esse é limitado e limitador, sendo que são apenas disponibilizadas licenças de uso de conjuntos de códigos o quais não se tem acesso a leitura.

Muitas vezes esses códigos já se encontram em um formato onde apenas o equipamento consegue interpretar, deixando o operador em um estado de inconsciência com relação ao que realmente e feito e como funciona.

Esse é o foco do mercado de consumo onde a tecnologia não passa de um produto a ser negociado, juntamente como a liberdade de quem faz uso dela.

A visão do agente humano no contexto tecnológico, se torna deturpada e compromete princípios e valores da sociedade.

Esse modo de visão do ser humano no contexto tecnológico, traz uma série de problemas graves a toda a estrutura social.

Uma vez que para se tornar um usuário final de tecnologia, basta se possuir algum equipamento que tenha fácil modo de operação e mantenha o seu usuário em um estado de inconsciência permanente com relação a própria tecnologia que acredita dominar.

Na verdade esse se faz um instrumento de direcionamento por parte daqueles que desenvolvem e dão suporte a essa dita tecnologia.


O humanware e a abstração.

O operador, o administrador e o técnico.

O material humano que interage com a tecnologia, se define pelo seu nível de conhecimento nas ciências envolvidas com as tarefas a serem realizadas e com a tecnologia.

Os profissional das áreas que dão forma ao uso da tecnologia, tanto de forma direta quanto indireta tem muitas responsabilidades, sua atuação depende de conhecimentos técnicos diferentes. Esses conhecimentos se integram de forma a dar condições a esse profissional de ter o controle de todo o funcionamento da tecnologia envolvida.

A questão da abstração pode ser vista como o que o profissional, material humano envolvido na tarefa desconhece sobre o funcionamento de alguma das etapas da realização dessa tarefa.

Por exemplo muitos profissionais, tem uma dependência de outros profissionais para a realização de suas atividades. Mas aqueles que se destacam ou tem responsabilidades maiores, precisam conhecer mais profundamente, todos os fatores envolvidos na realização da tarefa.

Podemos dizer que:

Outro maior o conhecimento de um profissional da área de manipulação de dados, sobre a parte física do equipamento, melhor o seu desempenho e consciência das limitações, recursos e possibilidades em suas tarefas.

Da mesma forma que quanto maior o conhecimento sobre a área de dados, um profissional da área eletrônica(física), da tecnologia, melhor seu desempenho em dar suporte aos demais profissionais.

Um profissional que atua com redes de informação por exemplo, necessita de um conhecimento sobre física, para desempenhar suas tarefas de forma mais consciente, tendo assim melhores resultados finais.

Em um ambiente de redes de computação ou tecnologia computacional, teremos algumas áreas onde o mercado profissional, em alguns casos, não atribui as responsabilidades de forma adequada.

Temos que respeitar as limitações no conhecimento, não só sobre a tecnologia de forma direta, mas tudo que está relacionado ao seu uso e funcionamento.

Em um ambiente de redes teremos algumas responsabilidades a serem atribuídas em níveis. Tais como.

Abstração, prática, conhecimentos.

Entendendo os níveis de conhecimento e relação entre eles.

O nível médio.

Conhecimento técnico necessário para a execução da tarefa. Interpretação, leitura e prática no uso de ferramentas. Entendimento de definições padrões e aplicação prática dos mesmos.

O nível superior.

Conhecimento de relacionamento e integração entre ciências. Desenvolvimento de ferramentas. Definição e adequação de padrões e regras. modelagem de tecnologia. Escrita e confecção de projetos, envolvendo a consciência entre todas as ciências relacionadas. Compreensão das áreas de atuação no desenvolvimento de projetos. Conhecimento que permita através da associação de informações ter visão plena de recursos.

Operador.

Aqui podemos ter níveis como:

Administrador.

Da mesma forma que o operador podemos ter nessa área os níveis.

Técnico.

Como nas outras áreas citadas teremos níveis para a atuação da mão de obra de forma responsável e consciente.

"tmb-logo"

Com relação a desenvolvimento e demonstração prática das tenologias que ensinamos temos o projeto Bagels magic.

"asl-logo"

Contato:

Fone whatsapp. - (35)99853-7574 (Mônica).

e-mail

e-mail

São Lourenço, Minas gerais.